O sensor de vibração industrial é um dispositivo que monitora e mede a vibração em máquinas e equipamentos industriais. Ele é essenciail para a manutenção preditiva, que identifica problemas mecânicos antes que causem falhas significativas ou danos aos equipamentos.

A vibração excessiva em máquinas industriais pode ser um indicativo de diversos problemas mecânicos, como desalinhamento, desequilíbrio, folga em rolamentos, desgaste de engrenagens, entre outros. Ao monitorar constantemente a vibração, os sensores podem identificar padrões anormais ou mudanças nas condições operacionais, permitindo que os operadores tomem medidas corretivas antes que ocorra uma falha catastrófica.

Sensor de vibração industrial: aliados da manutenção preditiva

Os sensores de vibração industrial podem variar em termos de tecnologia e design, mas muitos deles funcionam convertendo a vibração mecânica em sinais elétricos mensuráveis. Esses sinais podem ser analisados por sistemas de monitoramento ou por técnicos especializados para avaliar a saúde do equipamento e determinar a necessidade de manutenção.

A manutenção preditiva baseada em sensores de vibração pode ajudar as indústrias a economizar custos, minimizar o tempo de inatividade não planejado e prolongar a vida útil dos equipamentos, proporcionando um ambiente de produção mais eficiente e confiável.

Automação Industrial

No mundo da automação industrial existe a necessidade de monitorar com precisão a planta e os equipamentos para garantir que eles funcionem de maneira ideal.

Muitas tecnologias diferentes podem ser usadas para atingir esse objetivo, mas, no geral, o que as diferencia é o custo de implementação, a eficiência do método e quanta energia e recursos são desperdiçados no processo.

Quando falamos de automação industrial, estamos assumindo o compromisso de se realizar o monitoramento com alta performance e de maneira mais econômica possível.

Conexão LAN

Tecnologias como uma conexão de rede local podem ser usadas e esses métodos são muito robustos e fornecem bons dados.

Além disso, as conexões de rede local são de custo relativamente baixo e têm um alcance extremamente longo, muito maior do que a maioria dos outros métodos.

O problema é o alto custo de instalação do cabeamento estruturado.

Conexão WiFi

WiFi é uma tecnologia para redes locais de rádio sem fio de dispositivos baseados nos padrões IEEE 802.11.

O WiFi opera em frequências de 2,4 Ghz ou 5 Ghz e normalmente funciona em distâncias maiores que o Bluetooth.

No entanto, dispositivos WiFi podem usar 10 vezes ou mais energia elétricado que os dispositivos Bluetooth BLE.

Portanto, se você quiser usar o WiFi, considere a necessidade de alimentação externa, ou substituição de baterias com bastante frequência nos custos adicionais do seu projeto.

Bluetooth BLE

O Bluetooth BLE ou Bluetooth Low Energy (Baixo Consumo de Energia) tornou-se rapidamente uma alternativa mais promissora para soluções com fio e outras soluções sem fio, tendo como base o padrão Bluetooth original, porém, como o próprio nome diz, com baixíssimo consumo de energia.

Isso porque o Bluetooth BLE opera em um modo de economia de energia quando sua capacidade e funcionalidade não são necessárias, fazendo com que ele economize muita bateria.

Uma outra vantagem que o Bluetooth BLE tem em relação ao Bluetooth clássico, é a capacidade de pular entre frequências e isso torna a tecnologia ainda mais robusta.

Aplicações do Sensor de Vibração Industrial

Hoje a tecnologia Bluetooth Low Energy está presente em praticamente todos os smartphones e em seus acessórios, sendo utilizados na comunicação entre o smartphone e fones de ouvido, comunicação com relógios, sistemas de som, etc.

Com avanços significativos na velocidade e no intervalo de alcance, a versão mais recente do Bluetooth 5.0 é capaz de transferir dados duas vezes mais rápido do que a versão 4.2, chegando a 2 Mb/s.

Além disso, o alcance também evoluiu muito: está quatro vezes maior e agora permite uma distância de até 240 m entre aparelhos pareados.

Sensor de Vibração Industrial Bluetooth BLE

Se há um lugar onde o sensor de vibração industrial de baixo consumo de energia pode obter o máximo da sua tecnologia e performance, esse lugar é na indústria!

Combinando as tecnologia Bluetooth BLE com a versão mais recente do Bluetooth 5.0, os sensores industriais se tornam os mais confiáveis, com o maior alcance e com o menor consumo de bateria.

Não por acaso, nossos sensores Bluevib são baseados na tecnologia Bluetooth BLE 5.0.

Com tecnologia exclusiva dos Sensores de Vibração Pacifco os dados de vibração e temperatura dos seus equipamentos são coletados automaticamente, analisados por algorítmos de inteligência artificial e quando houver um problema você é notificado em instantes.

Tire suas dúvidas

Se você precisar de alguma ajuda para implementar algum projeto de Manutenção Preditiva entre em contato.

Podemos ajudá-los na elaboração de uma estratégia que faça mais sentido para você e para o seu negócio!

Seria um imenso prazer poder ajudá-lo!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Fale com um especialista do Pacifco.

Entre em contato por Telefone ou WhatsApp agora!

Caso prefira deixar uma mensagem abaixo, responderemos no máximo em 1 dia útil.